quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Instalando o Apache (binário compatível com versões VC9 do PHP) no Windows 7

Na busca de informação, li muito sobre a instalação do binário win32 do Apache que possibilita a utilização do PHP win32 em sistemas Windows, porém o que é dito, inclusive no próprio site oficial do PHP, é que para utilizar o PHP como módulo do Apache provenientes do site oficial do Apache (apache.org), deve-se utilizar distribuições do PHP VC6 e que se a ideia fosse utilizar o distribuições VC9 do PHP , deveria ser unicamente com servidores IIS, mas este tutorial ensina com extrema facilidade a ignorar essa 'impossibilidade' e ainda assim obter sucesso na instalação, mantendo todas as funcionalidades.
Para  utilizar o PHP VC9 com o Apache, deve instalar um binário confiável do Apache distribuído através do do siteapachelounge.com.
Sobre o Apache Lounge:
Binário não oficial para Windows. Esta versão conta com melhorias de desempenho e estabilidade sobre a distribuição oficial do Apache, embora eu ainda não tenha percebido uma diferença significativa. É fornecido como um arquivo ZIP e sua instalação se dá manualmente.
Fonte: Tradução da explicação de Craig Buckler
Acompanhe esta etapa do tutorial para descobrir como instalar esse binário do Apache e ter a possibilidade de instalar a versão VC9 do PHP 5.3.x, mas este tutorial instalando o PHP 5.3.x é na próxima etapa que poderá acompanhar na sequência.  :)
Enfim...
1 -  Acesse o site apachelounge.com e clique na opção Download do menu principal, logo a esquerda, conforme a imagem abaixo:

2 - Escolha a distribuição do Apache que aparece no topo, conforme a imagem abaixo:
Você também deve fazer o download e instalar o Windows C++ runtime da Microsoft.com.
Talvez você já tenha instalado o Windows C++, mas não fará mal algum se por acaso não souber e instalar novamente.
Dica: Lembre-se sempre de verificar com um bom antivírus os arquivos que baixa da internet.
3 - Vamos extrair os arquivos para C:\apache2
Você pode extrair em qualquer diretório de sua escolha, desde que não esqueça de alterar devidamente o PATH do servidor que já vem por padrão definido como c:/apache2 no arquivo de configuração do Apache. Vamos falar sobre esse arquivo logo em seguida.
Pronto o Apache está 'instalado', porém é necessário algumas configurações manuais para que seja funcional, de outra forma é apenas uma pasta com seus arquivos.
4- Agora vamos configurar o Apache para que esteja apto a suprir nossas necessidades básicas para o que ainda esta por vir :)
O Apache é configurado através do arquivo texto localizado em C:\Apache2\conf\ httpd.conf. Abra este arquivo com o bloco de notas.
Perceba que todas as configurações de PATH (caminho) de arquivo é usado uma '/' normal ao invés da barra invertida utilizada no Windows. Se você instalou o Apache em qualquer lugar diferente de C:\Apache2, é o melhor momento para procurar e substituir no arquivo httpd.conf, todas as referências à C:/Apache2.
Algumas configurações necessárias e básicas:
Role a barra de rolagem com calma, procurando as referências citadas mais abaixo e alterando de acordo com o que é informado.
- Defina que todas as requisições sejam enviadas para porta 80
1
Listen 80
- Defina o nome do servidor (Server Name)
1
ServerName localhost
- Alterando o diretório raíz de suas páginas
Por padrão, os arquivos que podem ser vistos no navegador através do servidor Apache, devem estar localizados dentro da pasta htdocs que por sua vez está dentro da pasta do Apache. Eu recomendo usar uma outra pasta em uma outra unidade ou partição, pois facilita na execução de backups e re-instalações. Para exemplificar essa alteração, vamos criar uma pasta chamada D:\web e fazer a alteração no httpd.conf conforme instrução abaixo:
1
DocumentRoot "D:/web"
Um pouco mais abaixo você encontra <Directory> e logo mais encontra outra referência para <Directory C:/Apache2/htdocs>, nessa segunda referência apenas, substitua esse caminho para conforme logo abaixo.
1
<Directory "D:/web">
Salve o arquivo ;)
5- Vamos testar a instalação/configuração do Apache para saber se está tudo ok seguindo os seguintes passos:
Abre o prompt de comando do Windows 7 (Iniciar + executar + cmd + enter) e siga os passos abaixo.
- Digite 'cd..' e tecle enter, repita quantas vezes for necessário, geralmente duas, para chegar ao resultado C:\
- Agora digite 'cd apache2/bin' e deverá ter um resultado como isso no prompt 'C:\Apache2\bin'
- Digite httpd -t
Se o Apache está corretamente configurado, se você seguiu os passos exatamente como descrevi durante o tutorial até o momento, o resultado deverá ser 'Syntax ok'.
Veja a imagem abaixo ilustrando os passos que citei em relação aos comandos no prompt.
instalando-apache-lounge-php-04
6 - Vamos definir através do prompt de comando (cmd) para que o Apache seja um serviço do Windows 7, assim sempre que o Windows for iniciado o Apache também é iniciado.
Se ainda não fechou o prompt de comando e ainda está no prompt 'C:\Apache\bin', perfeito, vamos a partir daí dar novos comandos, mas se já fechou, abra novamente e siga os passos anteriores para se chegar no prompt 'C:\Apache\bin' e logo após digite httpd -k install, feito, abra o Painel de Controle do Window 7, vá em Sistema e Segurança, depoisFerramentas Administrativas, encontre na lista do lado direito da janela, a opção Serviços e de duplo clique. Na janela que abriu agora, encontre na lista o serviço Apache2.2 e de duplo clique novamente para abrir uma outra pequena janela e na mesma aba já aberta (Geral) encontre a opção Tipo de inicialização e se já não estiver definida como Automático, escolha no menu de seleção esta opção para ter certeza de que o Apache será iniciado sempre que o Windows 7 iniciar.
Dica: Para monitorar o servidor Apache, há o ApacheMonitor.exe localizado dentro do diretórioc:\Apache2\bin\ApacheMonitor.exe que você pode opcionalmente criar um atalho para ele e tornar acessível pela área de trabalho para facilitar os procedimentos de reiniciar, parar e iniciar o Apache sem muito trabalho.
Dica²: Você ainda pode definir para que o ApacheMonitor.exe inicie junto com o Windows de forma simples, apenas acrescentado um atalho para o ApacheMonitor.exe dentro do menu Iniciar do Windows 7, para isso basta clicar com o botão direito sobre o arquivo ApacheMonitor.exe na pasta bin do Apache e criar um atalho, selecione o atalho e recorte e(Ctrl+x), logo depois clique em IniciarTodos os Programas, encontre a pasta de menu Inicializar, clique com o botão direito sobre ela  e escolha a opção Abrir todos os usuários e dentro deste espaço deve colar (Ctrl+V) o atalho que você criou anteriormente. Ao reiniciar o Windows perceberá que o ApacheMonitor já vai estar rodando automaticamente, monitorando e dando possibilidades sobre o servidor.
Observação: Indiquei em um trecho do paragrafo logo acima, Abrir todos os usuários e colar o atalho, mas você pode preferir colar o atalho apenas para seu usuário, desta forma a opção no menu de contexto a ser escolhida deverá serAbrir.
7- Vamos agora testar o servidor para ver se as páginas abrirão com sucesso no nosso diretório raiz que definimos no passo quarto passo deste tutorial.
Crie um arquivo HTML da seguinte forma:
1
2
3
4
5
6
7
<html>>
<head><title>Testando o Apache</title></head>
<body><p>O Apache foi instalado com sucesso!</p></body>
</html>
Salve dentro do diretório raiz definido no httpd.conf, ou seja, D:/web
Tenha certeza que o Apache está iniciado, abra seu navegador web e digite http://localhost e a página HTML que criamos deverá ser exibida com sucesso.
Na maioria das vezes os problemas que ocorrem são devido as  incorretas definições de configuração  no httpd.conf.
Para mais informações sobre as configurações do Apache, visite a página Apache documentation
Acompanhem a a próxima etapa deste super tutorial e aprenda a instalar o PHP 5.3.x VC9 no Windows 7 como módulo do Apache que acabamos de instalar.
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ajude com nossas INFOrmações. Retribua com bons comentarios."

Postagens populares